Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

sábado, 19 de maio de 2012

UTILIZANDO AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Utilizando as mídias como elemnto facilitador para comreensão dos conceitos de reconhecimento,modificação e conservaçã do nosso espaço geográfico - uma experiência inter/multidisciplinar.
O PROJETO
Experiência desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental, 2º Ano do1º Ciclo, na Escola Municipal Inês Soares de Lima. A referida escola se utiliza da Pedagogia de Projetos, como forma de desenvolver uma prática pedagógica competente e responsável, tendo como missão a formação cidadã mais ampla, na direção do desenvolvimento  de hábitos que conduzam a sustentabilidade. Para tanto, trabalhou-se na Linha Interdisciplinar, valorizado-se  as vivências dos alunos, suas experiências de vida, integrando o processo de letramento, alfabetização lingüística, alfabetização matemática, geográfica é um acontecimento social que ocorre na interação indivíduo-indivíduo, indivíduo-espaço, indivíduo-histórico e cidadão.
POR QUE? A necessidade de promover o estudo e a localização do espaço, espaço e tempo com o intuito de trabalhar; A alfabetização cartográfica; Para desenvolver o estudo e compreensão da ação humana e as conseqüências desse processo; Identificação  e compreensão dos processos sociais, físicos e biológicos nos diferentes espaços.
EIXO CONDUTOR: Geografia, História, Matemática, Ciências e Letramento.
PARA QUÊ? Reconhecer as partes constituídas do espaço onde vive, identificando os lugares que o compõem e a função desses lugares, bem como as relações sociais que os caracterizam;
Compreender que a organização do espaço é resultado da ação da natureza e da ação das pessoas, a fim de atenderem seus interesses pessoais e coletivos; Caracterizar a paisagem local: suas origens e organização, as modificações da natureza em seus aspectos biofísicos, as transformações ocorridas ao longo do tempo; Perceber-se como sujeito ativo da sociedade, cidadão participativo em suas responsabilidades social; Descobrir o mundo aventurar-se para além de sua casa e de sua família, que conversa, escreve cartas, e-mails, ver televisão, viaja, passeia e, sempre que possível, navega na internet; Interpretar as informações, lidar com as mesmas que recebemos cotidianamente, se to

Congresso Municipal de Educação e Tecnologia da PCR - 2010


https://plus.google.com/photos/115526696510466629186/albums/5741803680183619329

Sem comentários:

Enviar um comentário