Projeto desenvolvido com alunos do 1º CICLO – 2º ANO – MANHÃ - PROFESSORA ELIANE BRAGA
EIXO NORTEADOR MULTIDISCIPLINAR DO PROJETO: CIDADANIA; HISTÓRIA, DIREITO, CIÊNCIAS, SAÚDE.
Educar e construir cidadãos que observem o respeito ao outro é tarefa imposta a escola do século atual. Para o enfrentamento deste desafio, a Secretaria de Educação da cidade do Recife, tem como tema norteador do projeto de educação para o ano letivo “Educação e Direitos Humanos: O Reconhecimento das Diferenças como Elemento de Construção da Cidadania”.
A Declaração Universal de Direitos Humanos estará neste ano letivo norteando todo fazer pedagógico, em particular no 2o ano do 1o ciclo aprofundaremos nossas investidas, pesquisas e estudo no Código de Direito do Idoso, com o objetivo de refletir sobre o papel do idoso, importância e atitude digna que respeite os direitos. Nossos alunos convivem diariamente com seus avós, que cuidam deles e contribuem no orçamento familiar. Têm neles o referencial de família, zelo e pertencimento, enquanto os pais trabalham cabe aos avós o papel de cuidador da infância no espaço da família. Fica evidente a necessidade de refletir sobre isto e levar osalunos a ter uma atitude de respeito e zelo com seus idosos, em muitos Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos: “O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é fruto do compromisso do Estado com a concretização dos direitos humanos e de uma construção histórica da sociedade civil organizada. Ao mesmo tempo emque aprofunda questões do Programa Nacional de Direitos Humanos, o PNEDH
incorpora aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, agregando demandas antigas e contemporâneas de nossa sociedade pela construção de uma cultura de paz, da democracia, do desenvolvimento e da justiça social”.
É de sumaria urgência o refletir sobre os direitos da pessoa humana, perceber que o humano é norteador de todas as ações humana; as conquista e construções são para servir a este homem, fortalecê-lo na construção de uma sociedade igualitária. Ao aluno é necessário perceber-se também autor desta sociedade, autor de uma cultura de respeito aos direitos da pessoa, em especial neste projeto, a pessoa que está na chamada “terceira idade”, ou ainda, idoso. Neste processo de construção, ao professor está destinado o papel de orientador,
mediador e facilitador, a fim de que possam ser construídos princípios e valores claros e irrestritos de respeito aos direitos humanos, na busca de atitudes e ações que retratem no dia a dia do aluno esse respeito de fato, não apenas ideológico, mas praticado nas mais simplórias das ações.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos e refletir sobre a
importância do respeito entre os seres humanos e da igualdade entre eles,
na construção de atitude respeitosa com os idosos.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Conhecer a declaração de direitos humanos
Conhecer a declaração de direitos do idoso
Compreender a necessidade de na idade idosa continuar produtivo.
Conhecer a importância e papel do idoso no núcleo da família.
Reconhecer as necessidades do idoso, como: respeito, carinho, segurança, companhia, lazer.
Compreender que os seres humanos se desenvolvem ao longo da vida, passando por fases com características próprias.
Conhecer características de cada fase da vida: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
Conhecer e incentivar a prática de hábitos e atitudes saudáveis, refletindo sobre o significado ter saúde.
Pesquisar sobre idoso no laboratório de informática, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos;
Pesquisa sobre entidades que assistem aos idosos no laboratório de informática, revista jornais e diversas publicações sobre o tema;
Produção de painéis temáticos;
Produção de cartazes temáticos;
Construção de linha do tempo sobre a vida de Pessoas idosas
Entrevista com idoso convidado da comunidade;
Visitar uma entidade que dê assistência aos idosos a fim de vivenciar o
funcionamento da mesma;
Produção de cartazes com os conhecimentos adquiridos nas pesquisas
realizadas pelos alunos;
Socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e professora.
Os alunos serão avaliados continuamente nos seguintes aspectos: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções coletivas.
CONCLUSÃO DO PROJETO - acontecerá em dois momentos:
OFICINA - QUALIDADE DE VIDA NA 3a IDADE 1o semestre – socialização
das produções dos alunos sobre como promover uma qualidade de vida ao
idoso – família e sociedade;
FESTIVAL CULTURAL – 2o semestre – socialização das produções dos
alunos sobre a vista a entidade de assistência ao Idos, o código de direito
do idoso e lei que regulamenta estes direitos.
BIBLIOGRAFIA
http://www2.sedsdh.pe.gov.br/web/sedsdh/conselhos/cedi
Secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos - conselho Estadual do
Direitos do Idoso – CEDI –
http://www.mp.pe.gov.br/caravanadacidadania/?cat=9
Ministério Público de Pernambuco
http://www.recife.pe.gov.br/2008/09/29/conselho_municipal_da_pessoa_idosa_tom
a_posse_164054.php#
Direitos Humanos e Segurança Cidadã - Conselho Municipal da Pessoa Idosa -
http://bvsms.saude.gov.br
Site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde.
Site de vídeos diversos
www.4shared.com
https://www.youtube.com/watch?v=sp_8wlwIKIE&playnext=1&list=PLB7dUuWGS4
84yaWayhOCwcvYlFpi1KGL5&feature=results_main
Dicas de vida e saúde na 3a idade
Happy Feet - 2006 - Happy Feet - O Pingüim.
Construindo painel temático
Conhecendo os idosos da comunidade
Sem comentários:
Enviar um comentário