Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

PROJETO: Eu sou você amanhã

Projeto desenvolvido com alunos do 1º CICLO – 2º ANO – MANHÃ -  PROFESSORA ELIANE BRAGA

EIXO NORTEADOR MULTIDISCIPLINAR DO PROJETO: CIDADANIA; HISTÓRIA, DIREITO, CIÊNCIAS, SAÚDE. 

Educar e construir cidadãos que observem o respeito ao outro é tarefa imposta a escola do século atual. Para o enfrentamento deste desafio, a Secretaria de Educação da cidade do Recife, tem como tema norteador do projeto de educação para o ano letivo “Educação e Direitos Humanos: O Reconhecimento das Diferenças como Elemento de Construção da Cidadania”. 

A Declaração Universal de Direitos Humanos estará neste ano letivo norteando todo fazer pedagógico, em particular no 2o ano do 1o ciclo aprofundaremos nossas investidas, pesquisas e estudo no Código de Direito do Idoso, com o objetivo de refletir sobre o papel do idoso, importância e atitude digna que respeite os direitos. Nossos alunos convivem diariamente com seus avós, que cuidam deles e contribuem no orçamento familiar. Têm neles o referencial de família, zelo e pertencimento, enquanto os pais trabalham cabe aos avós o papel de cuidador da infância no espaço da família. Fica evidente a necessidade de refletir sobre isto e levar osalunos a ter uma atitude de respeito e zelo com seus idosos, em muitos Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos: “O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é fruto do compromisso do Estado com a concretização dos direitos humanos e de uma construção histórica da sociedade civil organizada. Ao mesmo tempo emque aprofunda questões do Programa Nacional de Direitos Humanos, o PNEDH 
incorpora aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, agregando demandas antigas e contemporâneas de nossa sociedade pela construção de uma cultura de paz, da democracia, do desenvolvimento e da justiça social”. 

É de sumaria urgência o refletir sobre os direitos da pessoa humana, perceber que o humano é norteador de todas as ações humana; as conquista e construções são para servir a este homem, fortalecê-lo na construção de uma sociedade igualitária. Ao aluno é necessário perceber-se também autor desta sociedade, autor de uma cultura de respeito aos direitos da pessoa, em especial neste projeto, a pessoa que está na chamada “terceira idade”, ou ainda, idoso. Neste processo de construção, ao professor está destinado o papel de orientador, 
mediador e facilitador, a fim de que possam ser construídos princípios e valores claros e irrestritos de respeito aos direitos humanos, na busca de atitudes e ações que retratem no dia a dia do aluno esse respeito de fato, não apenas ideológico, mas praticado nas mais simplórias das ações. 

OBJETIVO GERAL: 
 Conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos e refletir sobre a 
importância do respeito entre os seres humanos e da igualdade entre eles, 
na construção de atitude respeitosa com os idosos. 

OBJETIVO ESPECÍFICO: 
 Conhecer a declaração de direitos humanos 
 Conhecer a declaração de direitos do idoso 
 Compreender a necessidade de na idade idosa continuar produtivo. 
 Conhecer a importância e papel do idoso no núcleo da família. 
 Reconhecer as necessidades do idoso, como: respeito, carinho, segurança, companhia, lazer. 
 Compreender que os seres humanos se desenvolvem ao longo da vida, passando por fases com características próprias. 
 Conhecer características de cada fase da vida: infância, adolescência, fase adulta e velhice. 
 Conhecer e incentivar a prática de hábitos e atitudes saudáveis, refletindo sobre o significado ter saúde. 
 Pesquisar sobre idoso no laboratório de informática, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos; 
 Pesquisa sobre entidades que assistem aos idosos no laboratório de informática, revista jornais e diversas publicações sobre o tema; 
 Produção de painéis temáticos; 
 Produção de cartazes temáticos; 
 Construção de linha do tempo sobre a vida de Pessoas idosas
 Entrevista com idoso convidado da comunidade; 
 Visitar uma entidade que dê assistência aos idosos a fim de vivenciar o 
funcionamento da mesma; 
 Produção de cartazes com os conhecimentos adquiridos nas pesquisas 
realizadas pelos alunos; 
 Socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e professora. 
 Os alunos serão avaliados continuamente nos seguintes aspectos: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções coletivas. 

CONCLUSÃO DO PROJETO - acontecerá em dois momentos: 

 OFICINA - QUALIDADE DE VIDA NA 3a IDADE 1o semestre – socialização 
das produções dos alunos sobre como promover uma qualidade de vida ao 
idoso – família e sociedade; 

 FESTIVAL CULTURAL – 2o semestre – socialização das produções dos 
alunos sobre a vista a entidade de assistência ao Idos, o código de direito 
do idoso e lei que regulamenta estes direitos. 

BIBLIOGRAFIA

http://www2.sedsdh.pe.gov.br/web/sedsdh/conselhos/cedi 
Secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos - conselho Estadual do 
Direitos do Idoso – CEDI –
http://www.mp.pe.gov.br/caravanadacidadania/?cat=9 
Ministério Público de Pernambuco 
http://www.recife.pe.gov.br/2008/09/29/conselho_municipal_da_pessoa_idosa_tom
a_posse_164054.php# 
Direitos Humanos e Segurança Cidadã - Conselho Municipal da Pessoa Idosa -
http://bvsms.saude.gov.br 
Site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde. 
Site de vídeos diversos 
www.4shared.com 
https://www.youtube.com/watch?v=sp_8wlwIKIE&playnext=1&list=PLB7dUuWGS4

84yaWayhOCwcvYlFpi1KGL5&feature=results_main 
Dicas de vida e saúde na 3a idade 
Happy Feet - 2006 - Happy Feet - O Pingüim. 

Construindo painel temático



























































































































Conhecendo os idosos da comunidade


























































































































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