Projeto: Construção das narrativas sobre o Recife. Passeio: Barco Escola
Conteúdo: Conservação da biodiversidade – Geografia
O tempo passa, os lugares e a paisagem se transforma - História.
Justificativa: Produzir narrativas a partir das paisagens, monumentos, rios e pontes vistos no passeio do barco escola, consolidando o aprendizado iniciado em sala de aula.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento de nossa cidade de forma prazerosa, utilizando o barco escola (catamarã), a produção textual a partir do que viram e estudaram, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e cuidado com a nossa cidade.
Objetivos Específicos: Despertar nas crianças valores e idéias de preservação; Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais e preservação do nosso patrimônio; Estimular conversas para que perceba a ação do homem na transformação da paisagem; Construir narrativas sobre o Recife a partir do passeio e conteúdos vivenciados em sala.
Metodologia: Pesquisa em sala de aula sobre as paisagens do Recife, em livros revistas e Internet. Conversa e socialização das pesquisas realizadas Aula-Passeio - Barco Escola: Proporcionar a turma um passeio onde eles serão orientados a observar o Recife, seus rios, suas pontes, seus casarios, a conservação e a utilização dos mesmos pela população.
Avaliação: Produção de texto e desenho individual narrando a experiência do que viram no passeio, consolidado com os conteúdos vivenciados sobre nossa cidade, em sala de aula.
Referencia bibliográfica: Brodbeck, Marta de Souza Lima.Pernambuco relações humanas no espaço geográfico: hitória e geografia regional, 4º ou 5º ano/ Marta de Souza LimaBrodebeck, Mara Regina Correa; ilustrações de Ricardo Enz – 1º d. – Curitiba: Base Editoial, 2014 http://www2.recife.pe.gov.br/ http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4100 http://professoraelianebraga.blogspot.com.br/2016/09/escola-ambiental-aguas-docapibaribe.html