Tema
da turma fundamentado no seguinte pensamento de Paulo Freire: 
“Eu sou um intelectual que não tem
medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas
e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da
caridade.” Paulo Freire. 
Professora eliane braga
lanebraga@gmail.com
1º ciclo – 2º ano – manhã
Eixo
norteador do projeto multidisciplinar: cidadania; ong – ornganização não
governamental sem fins lucrativos. 
Justificativa
Para
o eficaz exercício da cidadania é necessária a apropriação do conheciemntos de
seus direitos e deveres enquanto cidadão, para tanto, nosso objeto de estudo será
o educador Paulo freire, seu envolvimento com os movimentos sociais liderados
por cidadãos, especificamente os movimentos de democratização de acesso a
educação contemporâneos a Paulo Freire. Outrossim, estudaremos especificamente
as ongs, classificadas como terceiro setor da sociedade atual, sua contribuição
e ação para o exercício da cidadania. 
Objetivo
geral:
 conhecer a vida do educador paulo freire,
sua história, obra e produção intelectual; 
compreender o que é uma ong, seu papel social, funcionamento e envolvimento dos
cidadãos nas mesmas. 
Objetivo específico: 
 caracterizar uma ong, conceito, função e
estrutura; 
 sintetizar a importância dos movimentos
sociais para a efetiva concretização do exercício da cidadania; 
contrastar ong e os movimentos sociais contemporâneos a época de paulo freire,
identificando pontos positivos e negativos destes movimentos. 
Metodologia
 pesquisar sobre paulo friere no laboratório
de informatica, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos; 
 pesquisa sobre ong no laboratório de
informatica, revista jornais e diversas publicações sobre o tema; 
 produção de paineis temáticos; 
 produção de cartazes temáticos; 
 construção de linha do tempo sobre a vida
de paulo freire e surgimento das ongs; 
 visitar uma ong a fim de vivenciar o
funcionamento da mesma; 
 produção de cartazes com os relevantes e
conhecidos pensamentos de paulo freire; 
socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e professora. 
AVALIAÇÃO:
Os alunos são avaliados continuamente nos seguintes aspectos: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções coletivas.
CONCLUSÃO DO PROJETO: ACONTECERÁ EM DOIS MOMENTOS:
1. OFICINA SOBRE PAULO FREIRE (1º semestre – socialização das produções dos alunos sobre Paulo Freire e os movimentos de alfabetização);
2. FESTIVAL CULTURAL – (2º semestre – socialização das produções dos alunos sobre as ONGs.)
BIBLIOGRAFIA
SITES:
http://www.paulofreire.org/Capa (site oficial) 
http://www.paulofreire.ce.ufpb.br/paulofreire/
http://pensador.uol.com.br/autor/Paulo_Freire/
http://www.suapesquisa.com/paulofreire/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_governamental
http://www.abong.org.br/
3 
LIVROS: Paulo Freire para educadores – Vera
Barreto 
Pedagogia
da Indignação – Paulo Freire, Editora UNESP 
Pedagogia
da Esperança – Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Paz e Terra 1998 
Paulo
Freire – Educar para transformar – Instituto Paulo Freire 
AMAR
É UM ATO DE CORAGEM. 
PAULO FREIRE
PINTURA DOS PAINÉIS
PRODUÇÃO DOS ALUNOS REALIZADA NO LABORTÓRIO DEINFORMÁICA
 

















































 
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