Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

PROJETO: Asa Branca

TEMA ANUAL DA TURMA:

ASA BRANCA

Tema da turma fundamentado na poesia da música de Luiz
Gonzaga Asa Branca

Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu Meu coração

EIXO NORTEADOR DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR: LETRAMENTO, CIDADANIA; SUSTENTABILIDADE, GEOGRAFIA, CULTURA POPULAR

Para o eficaz exercício da cidadania é necessária a apropriação dos conhecimentos de seus direitos e deveres enquanto cidadão, para tanto, nosso objeto de estudo será O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA, sua vida e obra, um arauto do povo Fundamentados nos temas abordados em sua obra,
estudaremos especificamente as questões relacionadas ao meio ambiente, o típico homem do Nordeste, questões econômicas,

OBJETIVO GERAL:

Conhecer a vida do poeta, sua história, Gonzaga, Luiz obra e  produção intelectual, buscando compreender as questões ambientais, sociais, econômicas e políticas que determinam de  diversas formas o viver do povo Nordestino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Caracterizar o modo de viver do povo nordestino;
2. Pesquisar e questionar as questões ambientais da região
3. Investigar as políticas públicas voltadas às questões ambientais na Região Nordeste;
4. Refletir sobre o papel do cidadão nordestino no impacto ambiental que suas ações possam causar à biodiversidade.
5. Utilizar as tecnologias na educação para desenvolver pesquisa, estudo e produção de conceitos relacionados à temática;
6. Promover interação e publicação na Internet, sobre os conhecimentos construídos ao longo do projeto;

METODOLOGIA
Pesquisar sobre O REI DO BAIÃO LUIZ GONZAGA, sua vida e obra, um arauto do povo nordestino laboratório de informática, revistas, jornais e diversas publicações, periódicos; Pesquisa sobre SUSTENTABILIDADE no laboratório de informática, revista jornais e diversas publicações sobre o tema; processo de Letramento e Alfabetização dos alunos usando palavras geradoras contidas nas letras das músicas de Luiz Gonzaga, tais como: asa, Petrolina, juazeiro, riacho, ecológico, meninas, farinhada, sertão, sabiá, passarada; processo fundamentado na filosofia de alfabetização do educador Paulo Ao ouvir pela primeira vez a palavra conscientização, percebi imediatamente aprofundidade de seu significado, porque estou absolutamente convencido de que a educação, como prática da liberdade, é um ato de conhecimento, uma aproximação crítica da realidade. (FREIRE, 1980, p.25) Abordar e buscar compreender as temáticas que estão inseridas nas músicas do rei do baião e de seus parceiros de autoria musical, exposição das letras das melodias em cartaz na. Realizar estudo aprofundado das temáticas abordadas nas músicas abaixo do rei do baião, enriquecendo o processo de letramento do alunos levando-os a reflexão crítica e posicionamento claro enquanto cidadão nordestino, cidadão do Brasil:

1. Asa Branca;

2. Petrolina Juazeiro;

3. Forro de cabo a rabo;

4. Farinhada;

5. Riacho do Navio;

6. Olha pro céu;

7. Xote ecológico;

8. Xote das meninas;

9. ABC do Sertão;

10. Sabiá.

Produziremos painéis temáticos; cartazes temáticos;

construiremos a linha do tempo sobre a vida de LUIZ GONZAGA;

visitaremos O MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, em Casa

Forte; visitaremos também o museu de LUIZ GONZAGA, no pátio

de São Pedro, Recife, a fim de aprofundar os conhecimentos sobre

Luiz Gonzaga e o homem tipicamente nordestino;

Produziremos cartazes com as relevantes poesias de Luiz

Gonzaga; e socializaremos pesquisas realizadas pelos alunos e

professora na escola e no portal professor.com da SEEL.

RESULTADOS OBTIDOS

 Produção de cartazes e painéis temáticos;

 Elaboração e exposição de murais didáticos sobre a temática;

 Visita ao museu de LUIZ GONZAGA, ao pátio de São Pedro, ao Recife Antigo entre outros;

 Socialização das produções dos alunos na Escola e no portal professor.com da SEEL – Secretaria de Educação

Os alunos são avaliados continuamente nos seguintes aspectos durante a realização de todo o projeto: participação e envolvimento nos trabalhos em grupo, nas produções individuais e produções

CONCLUSÃO DO PROEJTO - Acontecerá em dois momentos: 1. OFICINA LUIZ GONZAGA (1º semestre – socialização das produções dos alunos); especificamente apresentando de musical em parceria com o professor de dança do Mais Educação. 2. FESTIVAL CULTURAL – (2º semestre – socialização das produções dos alunos acerca do homem nordestino, sustentabilidade, políticas públicas voltadas a atender as necessidades da população nordestina.)

BIBLIOGRAFIA
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma

introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo:

www.folhadeexu.com.br/luizgonzaga

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2011/0

www.almanaquebrasil.com.br

www.vivapernambuco.com.br

http://letras.terra.com.br/luizgonzaga

http://www.recife.pe.gov.br/















































Sem comentários:

Enviar um comentário