Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

sábado, 19 de maio de 2012

GIL VICENTE, UM PERNAMBUCANO QUE FAZ A DIFERENÇA!


PROJETO DESENVOLVIDO EM 2007 E CLASSIFICADO 
NO CONCURSO ARTE NA ESCOLA,
 ÚNICO REPRESENTANTE POLO UFPE
 2ºº ciclo 1º ano

Gil Vicente - Site oficial


RELATO DE EXPERIÊNCIA
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife
Escola Municipal Inês Soares de Lima
Projeto: Gil Vicente, Um pernambucano que faz diferença.
Professora: Eliane Urbano Braga Pinto

”É  necessário que a escola, como local privilegiado onde deve ser exercido o princípio democrático de
acesso a informação e formação de todas as classes sociais, compreenda que a arte é prática social que no fazer, faz também cultura e história’.   Kelwald, 2001.

No ano letivo de 2007 a escola elegeu o tema “Recife, Vivendo e Convivendo com a Arte” para desenvolver o projeto didático que culminou na feira de conhecimentos. Cada professor/a selecionou um aspecto a ser estudado com sua turma. Resolvi desenvolver um tema na linguagem das artes visuais ao abordar a obra do artista plástico Gil Vicente que tem seu ateliê localizado no bairro vizinho ao da escola. Dessa forma conheceríamos um artista que reside perto de nós.

A proposta foi levada para os/as alunos/as que logo aderiram à idéia e que ao conhecer um pouco sobre a trajetória do artista intitularam o projeto de “Gil Vicente, um pernambucano que faz a diferença”. Iniciamos o projeto partindo da pesquisa para fundamentar nossa prática. Visitamos o site do artista, buscamos revistas e livros que apresentavam seu trabalho.

Através do site podemos entrar em contato com a sua biografia, seus trabalhos, a trajetória de sua carreira, a dimensão de sua obra, reconhecimento e sucesso. Também pesquisamos a história da arte em diferentes períodos históricos consultando enciclopédias e livros de arte. Percebemos que a arte está impregnada do contexto histórico, social, político e econômico em que foi produzida confirmando a idéia de que a arte não é neutra, ela transmite idéias, conhecimentos, emoções, posturas, sentimentos.

Essa questão está fortemente apresentada na exposição INIMIGOS, mostra individual do artista realizada em 2005/2006 aqui em Recife. A partir da arte de Gil Vicente realizamos debates, pesquisas na Internet, produções de cartazes, painéis temáticos, socializamos com a comunidade escolar.

VÍDEO MOSTRANDO O DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO DO PROJETO


http://governo-pe.jusbrasil.com.br/politica/2331276/biblioteca-publica-do-estado-promove-iv-encontro-anual-do-projeto-arte-na-escola

https://picasaweb.google.com/115526696510466629186/ARTENAESCOLA

2 comentários: