Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Preservando o Meio Ambiente - 4º anos A/B

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Neste contexto, o Jardim Botânico do Recife se apresenta como uma alternativa de suma importância para incrementar os conteúdos abordados e trabalhados em sala de aula, tendo em vista a complexidade e variedade de sua fauna e flora em exposição e em preservação. Em suas atividades estão: caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas. Dessa forma, espera-se que a visita fomente a reflexão e influencie a formação intelectual de todos os estudantes para que possam fazer uso desse potencial de forma singular, transformando e atuando de forma crítica na sociedade