Neste blog compartilho vivências e êxitos do meu fazer pedagógico, objetivando interagir com professores, amigos, alunos e pais!

PROJETO: Cartografia

Eu, no Brasil e no Mundo exercitando a Cidadania em busca da Sustentabilidade.

PROFESSORA: Eliane Braga               
TURMA: 2º Ano / 1º Ciclo – Tarde

JUSTIFICATIVA: Após vários anos de experiência trabalhando com o ensino fundamental percebo a necessidade de oportunizar a meus alunos o estudo amplo do espaço, espaço e tempo, alfabetização cartográfica e ação humana modificando o espaço geográfico, levando-o a relacionar sociedade e natureza, tendo como perspectiva a compreensão dos processos sociais, físicos e biológicos nos diferentes espaços.
                O exercício da cidadania em busca da sustentabilidade exige do indivíduo com o conhecimento do espaço geográfico aja com responsabilidade social e ambiental na produção coletiva deste espaço social.
                O aluno é autor do seu espaço geográfico, do seu tempo, responsável e corresponsável pelo espaço em que vive, espaço geográfico, agora espaço social.
                A demais o processo de letramento, alfabetização lingüística, alfabetização matemática, geográfica é um acontecimento social que ocorre na interação indivíduo-indivíduo, indivíduo-espaço, indivíduo-histórico e cidadão. Tendo o que foi dito justifica este projeto.

OBJETIVOS:
• Reconhecer as partes constituídas do espaço onde vive, identificando os lugares que o compõem e a função desses lugares, bem como as relações sociais que os caracterizam.
• Compreender que a organização do espaço é resultado da ação da natureza e da ação das pessoas, a fim de atenderem seus interesses pessoais e coletivos.
• Caracterizar a paisagem local: suas origens e organização, as modificações da natureza em seus aspectos biofísicos, as transformações ocorridas ao longo do tempo.
• Perceber-se como sujeito ativo da sociedade, cidadão participativo em suas responsabilidades social.
• Descobrir o mundo, aventurar-se para além de sua casa e de sua família, que conversa, escove cartas, e-mails, ver televisão, viaja, passeia e, sempre que possível, navega na internet.
• Interpretar as informações, lidar com as mesmas que recebemos cotidianamente, se familiarizar  com dados estáticos, tabelas e gráficos, mensurá-las através de cálculos mentais e comparativos.


CONTEÚDOS:  conceituais, factuais, atitudinais e procedimentais.

FIXOS TEMÁTICOS:
A maneira de Ser: Eu sou... e os outros.
Todo mundo quer ter onde morar. Mapas antigos e modernos
O caminho entre os lugares, aqui, lá, acolá. GPS, Mapas.
Usando referências locais, regionais, mundiais.
Leitura de textos diversos, comparação, escrita, discussão, filmes, músicas, poesias e os mais diversos tipos textuais.
Trabalhando com seqüência numérica, medidas de tempo, comprimento, massa e capacidade.
Adição e subtração com reagrupamento.
Idéias de multiplicação, divisão, resolução de problemas aritméticos.
Água, ar e solo; cuidando do ambiente em que vivemos: desmatamento, reflorestamento, unidades de conservação; as cidades e a minha cidade. Transformando materiais: produtos de origem vegetal, animal. Cultura local, regional, nacional e mundial. Planeta, Terra, e outros seus. Sistema Solar, Movimentos da Terra, tamanho da Terra. O sol e a Lua. Os planetas. Reconhecer normas para o bem viver em sociedade, símbolo que representam os elementos da paisagem.

AVALIAÇÃO: Processo contínuo, fruto de observações, interações e produções que evidenciem o resultado eficaz deste projeto pedagógico.

PRODUTO FINAL E RESULTADOS ESPERADOS: Leitura de GPS. Leitura de Mapas. Produção de mapas temáticos, maquetes, cartazes. Compreensão da necessidade de leis que definam direitos e deveres dos cidadãos. Co-responsabilidade por um ambiente saudável. Expressão clara e precisa de idéias e opiniões. Participação ativa na Oficina e Feira de Conhecimento, como também em todas as atividades do processo de aprendizagem. Definindo rotas através de ponto de partida e chegada como base em mapas.































































Sem comentários:

Enviar um comentário