Eu, no Brasil e no Mundo
exercitando a Cidadania em busca da Sustentabilidade.
PROFESSORA: Eliane Braga
TURMA: 2º Ano / 1º Ciclo –
Tarde
JUSTIFICATIVA: Após vários anos
de experiência trabalhando com o ensino fundamental percebo a necessidade de
oportunizar a meus alunos o estudo amplo do espaço,
espaço e tempo, alfabetização cartográfica e ação humana modificando o
espaço geográfico, levando-o a relacionar sociedade e natureza, tendo como
perspectiva a compreensão dos processos sociais, físicos e biológicos nos
diferentes espaços.
O exercício da cidadania em
busca da sustentabilidade exige do indivíduo com o conhecimento do espaço
geográfico aja com responsabilidade social e ambiental na produção coletiva
deste espaço social.
O
aluno é autor do seu espaço geográfico, do seu tempo, responsável e
corresponsável pelo espaço em que vive, espaço geográfico, agora espaço social.
A demais o processo de letramento, alfabetização
lingüística, alfabetização matemática, geográfica é um acontecimento social que
ocorre na interação indivíduo-indivíduo, indivíduo-espaço, indivíduo-histórico
e cidadão. Tendo o que foi dito justifica este projeto.
OBJETIVOS:
• Reconhecer as partes
constituídas do espaço onde vive, identificando os lugares que o compõem e a
função desses lugares, bem como as relações sociais que os caracterizam.
• Compreender que a organização
do espaço é resultado da ação da natureza e da ação das pessoas, a fim de
atenderem seus interesses pessoais e coletivos.
• Caracterizar a paisagem local:
suas origens e organização, as modificações da natureza em seus aspectos
biofísicos, as transformações ocorridas ao longo do tempo.
• Perceber-se como sujeito ativo
da sociedade, cidadão participativo em suas responsabilidades social.
• Descobrir o mundo, aventurar-se
para além de sua casa e de sua família, que conversa, escove cartas, e-mails,
ver televisão, viaja, passeia e, sempre que possível, navega na internet.
• Interpretar as informações,
lidar com as mesmas que recebemos cotidianamente, se familiarizar com dados
estáticos, tabelas e gráficos, mensurá-las através de cálculos mentais e
comparativos.
CONTEÚDOS: conceituais, factuais, atitudinais e
procedimentais.
FIXOS TEMÁTICOS:
A maneira de
Ser: Eu sou... e os outros.
Todo mundo quer ter onde morar. Mapas
antigos e modernos
O caminho entre os lugares, aqui, lá, acolá. GPS, Mapas.
Usando referências locais,
regionais, mundiais.
Leitura de textos diversos,
comparação, escrita, discussão, filmes, músicas, poesias e os mais diversos
tipos textuais.
Trabalhando com seqüência
numérica, medidas de tempo, comprimento, massa e capacidade.
Adição e subtração com
reagrupamento.
Idéias de multiplicação, divisão,
resolução de problemas aritméticos.
Água, ar e solo; cuidando do
ambiente em que vivemos: desmatamento, reflorestamento, unidades de
conservação; as cidades e a minha cidade. Transformando materiais: produtos
de origem vegetal, animal. Cultura local, regional, nacional e mundial. Planeta, Terra, e outros seus.
Sistema Solar, Movimentos da Terra, tamanho da Terra. O sol e a Lua. Os
planetas. Reconhecer normas para o bem
viver em sociedade, símbolo que representam os elementos da paisagem.
AVALIAÇÃO: Processo
contínuo, fruto de observações, interações e produções que evidenciem o
resultado eficaz deste projeto pedagógico.
PRODUTO FINAL E RESULTADOS
ESPERADOS: Leitura de GPS. Leitura de Mapas. Produção de
mapas temáticos, maquetes, cartazes. Compreensão da
necessidade de leis que definam direitos e deveres dos cidadãos. Co-responsabilidade
por um ambiente saudável. Expressão
clara e precisa de idéias e opiniões. Participação
ativa na Oficina e Feira de Conhecimento, como também em todas as atividades do
processo de aprendizagem. Definindo rotas através de ponto de partida e chegada como
base em mapas.
Sem comentários:
Enviar um comentário